segunda-feira, 30 de junho de 2008

Escritores




Essas são respectivamente as caricaturas do Jorge Amado, Mário de Andrade e Monteiro Lobato, que fiz com bico de pena e nankin para o jornal de literatura Rascunho. Colaboro com o Rascunho já faz uns três anos, eu acho, e o legal é que os desenhos lá são publicados bem grandes e tenho total liberdade de criação... sem "podas", hehehhehehhe!

O Estado Revista



No final de 2007, pintou a primeira oportunidade pra mim de realizar um projeto gráfico onde eu tinha total liberdade de escolhas quanto à tipologia, layout e diagramação. Foi o Estado Revista, revista dominical do jornal O Estado Do Paraná, que é encartada aos domingos... tive sorte também de ser o editor dessa revista uma pessoa muito competente, apesar de "bem atarefada". Trata-se de Abonico R. Smith, que desde essa época, final de 2007, se diverte e se estressa junto comigo nas edições da revista. Eu procurei no projeto trazer algo bem limpo, com capas artísticas e diagramação da matéria de capa com bastante cuidado pra que sempre seja, de alguma forma, um material especial. É difícil e cometi alguns erros e acertos, mas no geral tenho gostado da evolução do material, inclusive, saiu por duas vezes, na capa do site News Page Designer, um site que é um portfólio de paginação de diversos designers do mundo todo; essa capa acima, sobre a morte precoce do ator Heath Ledger, é uma delas. Posto a seguir, algumas páginas e capas da revista que considero especiais.

Timidez



Essa edição da revista é especial pelo resultado gráfico obtido pela ilustração feita com pincel e nankin, e tinta aquarela. A idéia foi deixar a página tímida mesmo, tanto a capa quanto a central. A página central faz referência aos cartazes poloneses pelo tipo de interação da imagem com a página no geral e pela dramaticidade, apesar de cômica, da ilustração. Dizem por aí que na capa a ilustração representa o próprio editor da revista, mas é claro de que isso não passa de rumores. =)

Blogs




Capas e centrais sobre blogs. A idéia foi dar o visual limpo de um blog e com a releitura de uma ilustração no estilo Art Déco do Miran que concedeu-me esse direito.

Atração


Capa da revista sobre atração sexual. Solução cartum que deixou o tema entre o sério e o descontraído.

terça-feira, 24 de junho de 2008

Quintana


Caricatura do poeta Mário Quintana feita com bico de pena e tinta nankin. Será usado para decorar a parede do bar "Quintana" que será inaugurado em Curitiba em breve. Não percam!

Top Model


Capa Top Model da revista do Estado.

Top Model 2


Páginas que gostei muito de fazer... gostei pelo tipo de reportagem... Foi uma reportagem Gonzo da Aline Baroni, que se inscreveu no Brazil’s Next Top Model e escreveu sobre a vida de uma aspirante a top model lá de dentro... bem legal e pouco convencional... A idéia foi do Abonico R. Smith, editor de O Estado Revista.

Top Model 3


A teceira e última página Top Model...

sábado, 21 de junho de 2008

Página Japonesa


Capa de O Estado Revista sobre o centenário da imigração japonesa. Essa foi uma página onde foi explorado o que o Miran chamaria de Stroke Art, ou seja, pinceladas com tinta nankin no papel branco. O interessante é que o papel utilizado é o que vem como proteção entre as chapas de alumínio onde é gravado o jornal... ele é um papel de superfície bem lisa e absorve bem a tinta, dando o efeito quase semelhante ao estilo de caligrafia que os japoneses chamam de Shodo (me perdoem se escrevi algo errado). A busca aqui foi pelo simples, como na limpeza da arte japonesa tradicional.

Página Japonesa 2


Página interna do mesmo material postado acima. Note que para as páginas internas (essa e abaixo) foram utilizadas molduras “diferentes” feitas com picel. Uma vez um professor me disse: se quiser utilizar um efeito gráfico, faça-o e evite duplicá-lo lado a lado, faça manchas únicas, para evitar deixar claro que faltou tempo ou sobrou preguiça, hehehehe... sempre procuro me lembrar disso.

Página Japonesa 3


Mais uma página japonesa.

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Jazz 1


Ilustração feita com bico de pena e tinta nankim para compor a capa de um suplemento infanto-juvenil cuja matéria central era sobre jazz. veja na postagem seguinte o resultado final.

Jazz 2


Capa do suplemento utilizando a ilustração feita com bico de pena.

Jazz 3



Essa é uma página especial porque com ela ganhamos, eu e o Lucio, o 1.º prêmio Sangue Bom de jornalismo paranaense na época em que éramos estagiários e trabalhávamos juntos nc jornal Gazeta Do Povo. Eu era ilustrador e ele paginador. Exploramos ilustrações com bico de pena e caligrafia para expressar o espírito requintado do jazz, mas sem perder a cara jovem do veículo onde seria publicado.

Risoflora 2


Capa do manual de marca da Risoflora.

Risoflora 1


Marca para uma banda musical de Curitiba chamada Risoflora. Esse foi mais um trabalho meu e do Lucio Barbeiro, do qual gostamos muito. Foi resolvido meio que de última hora após vários modelos que não tinhamos gostado muito; então começamos a vasculhar os rascunhos que fizemos e achamos essa versão aí quase que pronta e que não haviamos percebido. Precisou de alguns poucos ajustes até chegar na postagem apresentada. Um trabalho bem manual.

Malagueta 1


E continuando a falar de marcas, está aí uma que gostei bastante do resultado. Foi pra uma loja de roupas chamada Malagueta, lá de Catalão-GO. Uma composição com alguns tipos no estilo colagem vetorial.

Malagueta 2



Esse foi um selo da marca Malagueta feito para ser usado em camisetas, sacolas e demais materiais da loja

terça-feira, 17 de junho de 2008

+ Bastião


Logo da Bastião, que o Lucio já postou em seu blog. Postei aki por que foi um projeto muito bom mesmo de se fazer... essa marca ficou indo pra um lado e pra outro até se tornar a versão aqui postada. É um resumo de muita coisa que desenvolvemos ao longo de 6 anos. Verdadeiro trabalho em equipe.

Poster Polonês


Página sobre os cartazes poloneses da revista Bastião, da qual venho falando nas últimas postagens. Nessa página foi utilizada a primeira ilustração postada dO Palhaço como imagem principal. Note que ela sofre adaptações pela revista ser impressa internamente somente na cor preta. As páginas da Bastião traz sempre a referência musical nas quais foram inspiradas; uma maneira de interagir com o público e fazer um intercâmbio cultural.

Entrevista Com Cartaz



Posto essa que foi a primeira página da revista Bastião, citada na postagem anterior, que traz como tema central, "Cartazes".
Pra aproximar-nos com o público, forjamos uma entrevista com um cartaz e através dela, explicamos ao público um pouco da história e função dessa peça gráfica tão antiga.
A idéia da página, baseou-se na revista "Raposa Magazine" editada por Oswaldo Miranda tempos atrás, onde em uma edição especial sobre quadrinhos ele forja uma entrevista com o Zorro explicando a função social do super-herói de uma maneira divertida e ousada.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

O Palhaço



Pra começar esse blog, eu posto a essa ilustração que marcou um momento muito importante e decisivo pra mim. Ela foi criada para ser usada no projeto da revista Bastião, idealizada por mim e pelo meu amigo Lucio Barbeiro em nosso projeto de conclusão de curso. O Palhaço é baseado nas belas imagens construídas nos cartazes poloneses e a página em que ela foi impressa trazia uma matéria sobre a tradição polonesa em cartazes artísticos.