segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Eleições 2014



Bem as eleições, ah, as eleições...! Essas renderam duas capas com uma aposta gráfica bem forte. A primeira delas (acima) foi 15 dias antes das eleições com uma montagem estilo "jogo Tetris" das fotos do cadibook da Gazeta do Povo formando a imagem do congresso nacional. A outra (no alto), no dia 5 de outubro um desenho vetorial de perspectiva isométrica, que de certa forma, se conecta com o da capa anterior. Esta ideia faz uma analogia às máquinas de pegar brinquedos com a ação de escolha do eleitor, mas ao contrário. Na proposta da ilustração, o eleitor ao invés de retirar, ele escolhe quais cinco candidatos ele porá dentro do cerco que é o Brasil.























E o clima pós-eleições rendeu ainda esta ilustração para a capa do jornal sobre o polêmico discurso virtual da separação do Brasil.

sábado, 4 de outubro de 2014

Nicolau-au-au























Em setembro de 2014 ganhou vida um projeto muito satisfatório de que participei. Falo das caixas que acomodam as 60 edições fac-similares do jornal cultural Nicolau (nossa, como rima isso aqui!), que foi uma espécie de vanguarda da imprensa cultural brasileira no final da década de 1980 e início de 1990. Posto aqui imagens das três caixas abertas e como sempre, rolaram uns lados-B (como a imagem acima) que não foram utilizados no projeto, mas renderam boas imagens. Trabalhei com recortes do próprio jornal (que era produzido sob uma tecnologia limitadíssima a base de muito uso de fotocópia, colagens e tudo preto e branco, porém com um alto nível de criatividade e muito bom gosto) e impressão em tipos de madeira. Os materiais lado-B que surgiram, em muito foi por causa da matéria prima de alta qualidade que consiste em gravuras, ilustrações e texturas produzidas por um timaço de artistas gráficos da época. Fiquei sabendo que está sendo vendido na Biblioteca Pública do Paraná por um preço simbólico. Procurem e adquiram. Vale a pena!






















Cada caixa do projeto acomoda 20 exemplares e é constituída de duas partes que se encaixam como uma caixa de fósforo.








Mais um material "lado-B" composto com a enumeração das caixas combinando principalmente com a xilogravura da Ana Gonzáles. Esses dariam uma boa impressão em serigrafia, não dariam? Sim? Não? Posto abaixo algumas fotos das caixas feitas por mim nos moldes do Instagram.